Como remover os pelos do rosto
Desde o barbear clássico até um método chamado eletrólise, aprenda como cada método de remoção de barba se compara e como encontrar o melhor para você.
Um guia de abordagens para remoção de barba
Método n.º 1: Barbear clássico
Curiosidade: Raspar os pelos não faz com que voltem a crescer mais escuros e espessos, nem mais rápido ou mais devagar, apesar do que dizem. Vai fazer a barba pela primeira vez? Vamos mostrar o caminho.
Vantagens: É assim que a maioria de nós experimenta a remoção da barba pela primeira vez, uma vez que este método pode ser usado facilmente em casa. Também há uma variedade de produtos de barbear disponíveis a um custo relativamente baixo.
Desvantagens: Depois de raspados, os pelos voltam a crescer, mas com uma ponta reta, ficando mais perceptíveis do que aqueles que crescem naturalmente cônicos. Além disso, como o pelo é cortado acima da pele, o crescimento dos fios novos pode ser observado mais cedo. Cortes são sempre uma possibilidade ao fazer a barba com um aparelho de barbear velho, cego ou de baixa qualidade.
Dicas: Lave e esfolie a pele antes de fazer a barba e use generosamente uma preparação para o barbear. Depois de se barbear, use um hidratante para manter a pele hidratada e suave.
Método n.º 2: Aparar
Neste caso, estamos falando de um aparador elétrico, como o aparador King C. Gillette.
Vantagens: Quando feito corretamente, remover a barba com um aparador pode ser uma experiência fácil e indolor. Esse método também é adequado para barbear a seco, se você tiver pouco tempo.
Desvantagens: O resultado não é um barbear tão rente quanto com outros métodos, ou seja, você provavelmente ficará com uma aparência de barba de três dias. Também existe a possibilidade de irritação na pele depois de barbear, caso você não use o aparador corretamente.
Dicas: Para evitar irritação na pele depois de barbear, não pressione com muita força ao usar um aparelho de barbear.
Método n.º 3: Eletrólise
Esse processo de remoção de pelos carrega uma dica já no nome. A eletrólise envolve, literalmente, uma corrente elétrica que passa através de um folículo piloso, o que impede o crescimento de novos pelos.
Vantagens: É permanente. Nenhum outro método pode competir com isso. Funciona para diferentes tipos de pele e cabelo, não exige manutenção ou produtos químicos e não requer nenhum cuidado ou recuperação após o procedimento.
Desvantagens: Serão necessárias várias sessões para que todos os pelos sejam removidos, o que pode resultar em desconforto ou dor. Embora raro, também existe o potencial de efeitos adversos, como cicatrizes. Por isso, é sempre importante consultar um dermatologista licenciado e certificado.
Dicas: Se quiser saber mais, consulte um dermatologista licenciado. Um pouco de gelo pode ajudar a amenizar a dor após o processo.
Método n.º 4: Epilação com cera
Se você não está familiarizado com procedimentos de epilação, este processo é exatamente o que parece. Cera derretida é aplicada na pele, coberta por tiras de material resistente e puxadas na direção contrária ao crescimento dos fios, removendo os folículos pilosos no processo.
Vantagens: Como arranca os pelos desde a raiz, a epilação com cera pode ajudar você a se livrar da sua barba por até quatro semanas. É preciso que os pelos cresçam pelo menos um quarto de polegada antes de depilar.
Desvantagens: Para começo de conversa… que dor. A epilação com cera também pode causar pelos encravados, embora a esfoliação prévia e o uso de hidratante depois de fazer a barba possa ajudar a prevenir a foliculite. Além disso, se você costuma usar Retin A junto com seu hidratante, evite remover os pelos com cera. Essa substância pode afinar a pele, causando vermelhidão e danos durante o procedimento.
Dicas: Embora seja possível encontrar kits de epilação para usar em casa muito facilmente, recomendamos que você procure um profissional para fazer isso. Além disso, certifique-se de que um aplicador novo seja usado a cada vez (também se aplica para cera). Isso pode ajudar a prevenir infecções.
Método n.º 5: Epilação à laser
Parece coisa de outro mundo, mas esse método já existe há algum tempo. Ele usa o calor de um laser para remover os pelos. O processo danifica o folículo, prejudicando o crescimento eficaz dos pelos.
Vantagens: Fora a eletrólise, este é o método de remoção de pelos mais duradouro. É relativamente indolor em comparação com métodos, como a epilação com cera.
Desvantagens: Este é o método mais caro e, embora muitas vezes seja comercializado como permanente, os pelos às vezes continuam crescendo, mesmo que devagar. Também podem ser necessárias várias sessões para obter o resultado esperado.
Dicas: Sempre procure um dermatologista treinado quando quiser remover pelos com laser. Um profissional também pode indicar os melhores produtos para ajudar a anestesiar a pele durante e após o procedimento. No rosto, a área acima do lábio superior tende a ser a mais sensível à dor. Lembre-se disso.
Cuidado pós-barbear para sua pele
Este artigo foi útil?